quarta-feira, 21 de julho de 2010


Todos nós conhecemos alguém que não faz bem a distinção entre o CREU centro (leia-se CRÊU) e o creu dança (leia-se créu) ou, ainda mais frequente, entre o CREU e o Grão. E por mais tentativas que se façam, a dúvida persiste.

Pois bem, para informação geral, o creu dançado NÃO tem nada que ver com o que fazemos.

Já o CREU como Centro de Reflexão e Encontro Universitário sim, tem a ver connosco, tem MUITO a ver connosco. "Na casa estuda-se, come-se uma tosta a meio da tarde, reúnem-se grupos de crescimento na fé ou de acção social e acontecem muitas actividades", sempre com muito boa gente à mistura. Um desses grupos de crescimento na fé (e de acção social) é o GRÃO.

O GRÃO não é, portanto, mais do que um grupo de pessoas com o mesmo objectivo e reunidas em torno de um mesmo ideal que se juntam regularmente no CREU. E já é muito!

"O Grão é formado por jovens universitários e recém licenciados, com valores católicos e centrados no voluntariado. Criado em Outubro de 2005, está ligado à Companhia de Jesus, mais precisamente ao Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loyola (CREU-IL), no Porto.


Respeitando a cultura local, propomo-nos colocar a nossa formação e experiência ao serviço destas comunidades contribuindo para o seu desenvolvimento e, simultaneamente, proporcionando-lhes novas oportunidades e esperança num futuro mais próspero.

Foi neste sentido que nos anos de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009 se desenvolveram encontros de formação, trabalho e dedicação que culminaram em dois meses de missão. A primeira decorreu no norte de Moçambique, na Missão de Fonte Boa, a segunda em Angola, nas cidades de Uíge e Benguela e a terceira e a quarta em S. Tomé e Príncipe, na cidade de Guadalupe. Nestes quatro anos o Grão colaborou com Missões e ONGDs católicas, sendo de relevar a experiência forte de serviço e crescimento pessoal que cada voluntário adquire numa experiência desta natureza."

Mas o que faz o GRÃO durante o ano?

Pois bem, na prática, o ano consiste em formação.

Geralmente, em Outubro, dá-se início a um novo ano GRÃO e à primeira fase de formação, que durará até por volta de Maio. Esta fase tem como objectivo aprofundar a relação entre os grãozinhos (os aspirantes a missionários) e a relação com Deus e como tal tem reuniões quinzenais e outras actividades como fins-de-semana de formação, cursos de relações humanas, um curso intensivo de fé (CIF) e exercícios espirituais de 3 dias.

Na segunda fase de formação, que dura até à partida e onde participam só os grãozinhos prontos a ir em missão, tratam-se assuntos mais práticos e mais relacionados com o lugar de missão.

Ao longo do ano, ouve-se aqui e ali falar do GRÃO. Ou numa venda de bolos à porta da igreja, ou num cartaz que anuncia um arraial, ou num convite para uma noite de fados. Todos estes momentos são importantes para divulgar o GRÃO e, claro, para reunir os fundos de que precisamos.

Este ano, como o grupo era grande, foi dividido em duas missões a realizar em simultâneo. Uma será no Cubal, em Angola e a outra em Guadalupe, em S. Tomé e Príncipe.

Neste blog, poderá acompanhar a missão angolana, da qual fazem parte o Tiago, a Carolina, a Teresinha, o Zé Maria e a Raquel.

Aqui mesmo, a são tomense.

Pois bem, esperamos humildemente que agora não pensem em danças de rabo quando ouvirem a palavra CREU e que pensem em nós quando ouvirem falar do GRÃO.

Sem comentários:

Enviar um comentário