sexta-feira, 27 de agosto de 2010

São Tomé à mesa

Matabala. Fruta-pão. Calulu. Flu flu. Cachupa. Isaquente. Moqueca. Carambola. Massa bruta. Para os mais distraídos estes nomes podem-se confundir com tipos de música são-tomense, mas não, são pratos típicos. Fritos, cozidos ou assados, bons ou menos bons, todos demoram muito tempo a preparar. Os nativos afirmam até que a cozinha nacional é a mais demorada do mundo. Na terra onde não há vacas o frango reina, mas o peixe continua a ser a base da alimentação deste povo. Quanto nós, já um tanto ou quanto fartos de peixe ou frango frito, resta-nos deliciarmo-nos (ou não) com a grande variedade de frutas exóticas desta ilha. As bananas vencem o concurso das mais desejadas mas a carambola, o mamão, a jaca e o maracujá (todos em tamanho XXL) não lhe ficam atrás.
Todas as nossas refeições são acompanhadas por água. Esta é imprópria para consumo, pelo menos para o nosso, e têm de ser fervida ou tratada com 10 gotas de lixívia por cada 5 litros. Não se pode dizer que esta água de piscina faça as maravilhas da casa mas como diz o ditado “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

Zé Luís

2 comentários:

  1. Esse sentido de humor está óptimo :) Um beijinho grande para todos Sofia

    ResponderEliminar
  2. Para além do excelente sentido de humor que revelam estes "grãos", sente-se que já estão muito bem "entranhados" nesta vida são tomense!
    Que bom este espírito de adaptação para poderem semear e colher bons frutos - ainda mais saborosos que os exóticos frutos de S. Tomé!
    Beijinhos a todos.
    Maria Caeiro

    ResponderEliminar