sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O nosso lar

Venho falar-vos da verdadeira frente de combate, a massa activa desta região: a Comunidade das Irmãs de Guadalupe. De seu nome Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, são actualmente três: a Irmã Rosa, a Irmã Felismina e a Irmã Fátima. É na sua casa que nos acolhem com todo o carinho.

A Irmã Rosa, com os seus 40 anos acabados de fazer, é a superior da comunidade. Pequenina, é enfermeira de formação e trabalha no Posto de Saúde de Guadalupe todas as manhãs, entre fazer triagem dos doentes, curativos, passar receitas de medicamentos, medir tensões e auscultar… aqui o enfermeiro é polivalente! Todas as questões da área da Saúde passam por ela nesta comunidade. Para além disto, coordena a catequese na Paróquia de Guadalupe e orienta o grupo de vocacionados.

A Irmã Felismina tem uma energia imensa – anda sempre de um lado para o outro com o seu bloco de notas em punho e com uma vasta lista de afazeres. Em São Tomé e Príncipe, todos a conhecem – é vê-la entrar pelo edifício das Nações Unidas dentro para falar com o Dr. Fulano e Sicrano. Sempre despachada, no seu passo rápido, coordena o ATL para cerca de 60 crianças da 3ª à 6ª classe na Paróquia de Guadalupe; dirige a pastoral da família e outros grupos da paróquia.

A Irmã Fátima, a mais velha das três, é a única que conduz. É comum vê-la passar no jeep branco com a mala cheia de sacos de arroz e feijão do WFP – World Food Programme – para distribuir aos idosos mais carenciados das roças da região.

Os dois maiores projectos que as Irmãs desenvolvem são: o ATL e o Lar das Cotovias. O Lar das Cotovias é um projecto de formação integral da mulher – tanto ao nível do acompanhamento escolar como na dimensão humana e cívica. Existe há mais de 7 anos, e acolhe cerca de 20 meninas de várias roças de Guadalupe, durante o ano lectivo, cujas famílias não têm possibilidades ou moram muito longe para fazerem o percurso a pé para a escola todos os dias.

A simplicidade e a alegria são o cartão de visita destas Irmãs que nos são já muito queridas. A nossa missão aqui, o nosso grão, passa muito por aprender e bebermos destes exemplos-guia que as Irmãs representam.

1 comentário:

  1. Vamos lá ver se desta vez sei mandar um comentário! Já vou na 3ª tentativa!
    Fico muito contente por sentir que os grãozinhos se sentem muito bem nesta "sua" casa de Guadalupe e que têm a força destas 3 queridas irmãs, para enfrentar cada dia com entusiasmo e dedicação.
    Continuamos a rezar para que Deus os continue a ajudar para que sintam que tudo o que vão fazendo vale mesmo a pena!
    5 beijinhos da mãe da Inês

    ResponderEliminar