terça-feira, 3 de agosto de 2010

Primeiras impressões de Guadalupe

Em Guadalupe, A rua vive 24 horas/ dia. A qualquer hora, ouvem-se galos, motas em correria, hiaces amarelas atoladas de pessoas e mercadorias a apitar constantemente, cães abandonados já com pouca força para ladrar. À mistura, gritos de crianças que aqui nascem umas atrás das outras, e discussões de política pela rua. Domingo, houve eleições legislativas – dizem que ganhou o ADI.

As pessoas parecem-nos felizes, apesar da pobreza notória, tanto material como espiritual. Todos nos dizem “Bom dia” e, de vez em quando, escutamos o abafado “Olha o brranco!”. As crianças passeiam-se descalças e de roupas rotas e são chamadas por um nome de rua: Baby, Mano, Daisy, Marla. O seu nome de cédula, ou de escola, é diferente e bem mais complicado. Já aprendemos a acreditar que têm, pelo menos, mais dois anos do que aparentam pelo seu ar pequeno e mal nutrido.

Apesar da sujidade que as cobre, poucas pessoas passam fome: vivem da terra fértil que as alimenta. A maioria dos homens pesca e das mulheres colhe bananas. No resto do dia, bebem cacharamba (aguardente de cana) e, os que podem pagar, somam-lhe também cerveja.

Há uma mistura forte e clara de África e da Europa na cultura destas gentes. Ainda se sentem sinais de colonialismo na conversa dos mais velhos, na postura tímida dos mais novos, e até nos edifícios mal tratados e abandonados. Mas a paisagem, o choro cantado e esperneado das mulheres que têm os filhos doentes, e as festas de quintal não enganam: é África.

Por enquanto, estamos a palpar a terra, na tentativa de perceber as gentes, distinguir os sons, os cheiros, os sabores…

4 comentários:

  1. Maria do Rosario Mendonça3 de agosto de 2010 às 18:27

    Gosto muito de receber noticias dos Grãozinhos de S. Tomé. Ainda estão em fase de "apalpar" o terreno, mas certamente já se aperceberam da falta que aí fazem agora (e farão depois de partirem). Saúde e força para todos e não deixem de aproveitar para dar uns mergulhos nessas águas quentes e cristalinas.
    Beijinhos e até breve t.Zinha

    ResponderEliminar
  2. Que bom receber noticias vossas...por cá já há saudades!!!!!
    Fico contente por saber que estão bem e vejo que há muito trabalho à vossa espera.
    Desejo-vos toda a força do mundo para cumprirem a vossa missão.
    Beijinhos para todos ...mas um especial para a Isabel
    Até breve. Teresa (Mãe da Isabel)
    (5ªFeira envio as compotas)

    ResponderEliminar
  3. Um olá ao Grupo de S. Tomé. Aproveitem essa estadia em terras paradisíacas. Rezem uns pelos outros, Angola e S. Tomé. Nós cá rezamos por todos. Um (º). Augusto Miranda

    ResponderEliminar
  4. Quando a Joana me telefonou a dar o contacto de Angola e me disse que já havia novidades no blogue de S. Tomé, vim a correr ver!
    Antes de mais olá!!!
    Fico contente com o que dizem; é claro que há-de haver momentos difíceis. Nós cá ficamos a pedir que sejam fortes. Um grande abraço a cada um de vós e para ti Inesinha mil saudades!

    ResponderEliminar